Vaso Menstrual – O Jarro Sagrado

Nos tempos antigos as mulheres se recolhiam nas tendas vermelhas para celebrarem sua lua, ali se encontravam gerações de mulheres em honra e respeito ao seu sagrado interno. Era o momento de celebrar e de doar seu sangue a Terra em gratidão por todas as bençãos. Infelizmente esse ritual se perdeu por muitas gerações com a expansão do patriarcado e muitas mulheres abandonando esses rituais para se adequarem ao mundo moderno.

Hoje como a maioria de nós não tem tempo e disponibilidade para ter sua própria tenda vermelha ou desfrutar disso com as filhas, irmãs, amigas e etc, usamos do Vaso Menstrual para realizar nossos rituais sagrados com o sangue. É uma forma de honrar nossas ancestrais e consagrar nosso sangue antes de doarmos a Mãe Terra.

O Vaso nada mais é que um pequeno vaso de barro que podemos customizar segundo nossa intuição. Por ser feito para guardar e honrar o sangue é de costume pintá-lo de vermelho e decorá-lo com símbolos na cor preta ou prata. O uso dos búzios e conchas para enfeitar é muito comum, representando os órgãos genitais femininos. O tempo utilizado para a decoração do utensílio torna-se um momento onde a mulher pode estreitar ainda mais seus laços internos e com este instrumento sagrado. Ele também pode ser utilizado para enfatizar as responsabilidades da mulher sobre o seu próprio corpo e escolhas.

O Jarro é um utensílio sagrado que deve ser guardado em um lugar especial onde outras pessoas não tenham acesso, quanto mais entrar em contato com a energia da mulher mais imantado e sagrado se tornará. O ideal é colocá-lo em um altar menstrual, junto com outros objetos sagrados ligados a esse momento especial que a mulher vive todo mês. Quando a mulher entra na Lua ela pode acender uma vela vermelha para abençoar esse momento intimo pedindo a proteção e a benção da Deusa.

Para quem usa absorventes ecológicos, basta deixá-los de molho em água sem nenhum outro produto algumas horas para que solte o sangue e essa água será distribuída nas plantas. Para quem usa o coletor menstrual, basta virar o sangue coletado no jarro com a água e distribuir nas plantas. Para quem usa absorventes comuns, pode fazer a coleta do sangue durante o banho ou quando for usar o banheiro e sentir que vai descer “coágulo” de sangue.

A mistura do sangue com a água é importante, porque este é o único elemento que conserva o sangue e o protege. O sangue por si só já traz uma força e uma energia de vida e morte intensa, podendo sufocar a planta dependendo da sensibilidade dela.

O Vaso menstrual é somente um dentre os muitos artefatos utilizados pela mulher para celebrar seu ciclo menstrual, que inclui colar e altar menstrual além de meditações e harmonizações com os seu ventre.

Materiais para a confecção do Jarro:

Um vaso tamanho pequeno ou médio (de acordo com seu gosto) de barro com tampa.
Tinta para cerâmica vermelha
Pincel
Tinta prata ou preta
Fixador em spray.

Alguns símbolos apropriados para a decoração dos vasos podem ser:

Triskle
Ankh
Ouroboros
Triluna
Triquerta
Espiral
Espelho de Afrodite
Crescente Lunar

Invocação de Oferenda Menstrual

“Salve Guardiã do Útero, de onde as águas se originam, na profundidade das fontes sagradas.

Eu lhe ofereço o meu sangue, oh caldeirão borbulhante, guardiã da minha tumba.

Senhora que liberta a alma te toda a servidão.

Que neste sangue possa haver vida, possa haver cura, possa haver renascimento.

Possa ele assegurar meu retorno ao seu ventre escuro, em beleza e amor.

Que assim seja!”

 

Imagem: Pamela Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top