Menstruação ou Hemorragia de Privação?

Muitas mulheres que usam algum contraceptivo hormonal acreditam que o sangramento que tem todos os meses é a menstruação, mas na realidade é uma coisa bem diferente. Esse sangue que desce ao finalizar uma cartela é chamado de Hemorragia de Privação, você sabia?

Para compreendermos melhor o que exatamente é a hemorragia de privação é importante compreender como funcionam os anticoncepcionais. A combinação dos hormônios que estão dentro do comprimido faz com que a mulher não ovule, ou seja, eles impedem o crescimento do óvulo ou que ele saia do ovário para o útero, fazendo com que a fecundação seja impossibilitada. A ação desses hormônios também impede que o colo do útero fique dilatado, ou seja, faz com que seja mais difícil os espermatozoides encontrarem o caminho até o útero. Isso falando em termos científicos e fisiológicos, em termos emocionais falaremos em outros post.

Assista o vídeo → Anticoncepcionais e o Sagrado Feminino

Muitas pílulas são tomadas por 21 dias e possuem uma pausa de 7 dias. Pausa que em tese corresponde à menstruação.

A menstruação é uma fase natural do ciclo feminino. A camada mais interna do útero, o endométrio, se descama já que não houve fecundação. O sangue menstrual não é apenas sangue. Ele é constituído também de muco cervical, água e uma diversidade imensa de nutrientes, como vitaminas, proteínas e sais minerais.

Algumas vantagens da menstruação

  1. A menstruação é uma forma de eliminarmos hormônios, toxinas, ferro e outras substâncias que se encontram em excesso no nosso organismo.
  2. Ajuda a eliminar os líquidos em excesso no corpo.
  3. Através do equilíbrio hormonal natural a nossa saúde óssea se mantém segura.
  4. A menstruação além de provocar uma limpeza física, provoca também uma limpeza emocional profunda.

Bom, mas afinal de contas o que é a tal da hemorragia de privação?

Quando surgiram os anticoncepcionais, perceberam que as mulheres precisavam de um sinal para ter certeza de que não estavam grávidas, afinal de contas existe o risco de 0,1% a 5%. Durante o uso da pílula o corpo recebe diariamente uma dose de hormônio artificial, quando essa administração é interrompida o organismo acontece a hemorragia induzida artificialmente pelos hormônios que contém na pílula.

Esta hemorragia não traz nenhum beneficio para a saúde.

Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Por isso, oferecemos soluções de fácil entendimento e absorção para que você mulher possa estar plena todos os dias. Conheça a Formação em Ginecologia Natural 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top