Muitas mulheres tem procurado alternativas não hormonais para se prevenirem de DST`s e para não engravidarem. Infelizmente a indicação de contraceptivos hormonais cresce cada dia mais, qualquer sintoma de TPM ou qualquer desequilíbrio hormonal já é motivo para a indicação de anticoncepcionais.
Hormônios artificiais camuflam nossa sintonia interna, nossa sintonia com as fases da lua e com as fases do nosso ciclo interno. É importante para a mulher ter a percepção do ciclos para seu autoconhecimento. Quanto mais tivermos em sintonia com nós mesmas, mais cedo e perceberemos quando algo não está bem, através da auto percepção nos empoderamos dos nossos cuidados íntimos sem a necessidade de passar por consultas constrangedoras e desconfortáveis ao longo dos anos.
É essa visão empoderadora e autônoma que a Ginecologia Natural traz quando falamos de contraceptivos naturais. Nosso corpo é a maior ferramenta de autoconhecimento que possuímos. Ele nos envia sinais o tempo todo, basta estarmos atentas e conectadas para perceber.
Opções de Contraceptivos Naturais
Camisinha
A camisinha é uma capa fina de látex para ser colocada no pênis ereto antes de iniciar a relação. Temos a versão masculina e a versão feminina. Muitas pessoas acham ruim o uso da camisinha, pois diminui o contato com a pele, mas ela é de longe o método mais seguro e o único que você consegue saber se falhou na hora, ou seja, você consegue tomar uma providência ou não logo depois da relação.
Vantagens:
- O único método que previne de DST´s.
- É barato, em postos de saúde você adquire gratuitamente.
- Para quem é alérgico a látex já existem alternativas.
Desvantagens:
- Diminui o contato com a pele
- Tem que dar um pause no esquenta para colocar
- A camisinha feminina fica um pouco estranha esteticamente falando
- A taxa de eficácia da caminha depende do uso, o uso ideal é que seja colocada antes do pênis ter qualquer contato com a vagina, mas na vida real a maioria das pessoas colocam apenas na hora que o homem vai gozar. Assim diminui a eficácia do produto.
Para quem usa a caminha somente nos finalmentes, a prevenção contra DST (doença sexualmente transmissível) acaba indo por água abaixo, já que a pele e os fluidos já tiveram contato antes. Vale a pena fazer um esforço para usá-la da forma ideal e quebrar a ideia de que com camisinha é ruim.
Diafragma
O Diafragma é um anel flexível normalmente revestido de látex que é introduzido no canal vaginal antes da relação sexual. Ele impede o encontro dos espermatozoides com o óvulo.
Vantagens:
- É reutilizável (higienizado corretamente pode durar até 3 anos)
- Preserva o contato com a pele
- Não possui efeitos colaterais
- Mantém a regularidade do ciclo
- A retirada do anel pode ser feita até 12 horas pós relação
- Após usar e lavar corretamente ele pode ser recolocado imediatamente
Desvantagens:
- Não previne contra DSTs
- Deve ser colocado no mínimo 15 minutos antes da relação
- O tamanho ideal para cada mulher deve ser medido por um médico ou alguém capacitado
- Precisa de um tempo de adequação antes de pegar confiança
Achar um profissional que faça a medição do diafragma é bem difícil hoje em dia, existem alguns coletivos e algumas ginecologistas mais humanistas que fazem essa medição e até ensinam a mulher a fazer a medição nela e em amigas, em grandes cidades como São Paulo isto é mais comum, infelizmente em outras cidades ainda é um tabu.
Entre os contraceptivos naturais recomenda-se o uso do Espermicida junto com o Diafragma.
Diu de Cobre
O diu é um dos contraceptivos naturais mais usados entre as mulheres atualmente. É um dispositivo intra uterino de plástico revestido com cobre e precisa ser colocado por um médico, é um procedimento simples e rápido podendo ser feito em ambulatório.
Vantagens:
- Não interfere na relação sexual
- Pode durar até 10 anos
- Não se sente o objeto de forma alguma
- Praticamente todas as mulheres podem usar
Desvantagens:
- Não previne contra DSTs
- O preço pode ser um pouco alto
- Durante a colocação pode sentir um pouco de cólica
- É possível ocorrer rejeição
- O ciclo menstrual pode ficar alterado nos primeiros 6 meses
- Necessita de acompanhamento periódico
O que impede a fecundação é a substância cobre liberada pelo dispositivo.
Espermicida
O Espermicida impede a chegada dos espermatozoides ao útero, podendo ser encontrado em forma de gel, creme, pomada, supositó rio, spray, espuma e etc.
Vantagens
- Preserva o contato com a pele.
- Não é perceptível para homem e nem para a mulher.
- Não possui efeitos colaterais.
- Mantém a regularidade do ciclo.
Desvantagens
- Não previne contra DSTs.
- Deve ser colocado no mínimo 30 minutos antes da relação.
- Não deve ser usado durante a menstruação.
- O tempo de ação do produto é aproximadamente 2 horas.
- Deve ser usado em combinação com outro método.
É pouco recomendado pois sua eficiência utilizado sozinho é menor que os outros métodos e não protege de DSTs, apresenta um alto índice da falha e pode causar irritação vaginal e peniana.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Por isso, oferecemos soluções de fácil entendimento e absorção para que você mulher possa estar plena todos os dias. Conheça o MANUAL PRATICO DA GINECOLOGIA NATURAL . 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto. São 8 capítulos, 6 bônus e uma área de membros cheia de amor e poder feminino!