A síndrome do ovário policístico é uma doença que acomete mais as mulheres de idade fértil. Também conhecida pela sigla SOP é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.
A alteração do ciclo, a não ovulação e a subfertilidade são consequências desse desequilíbrio , acompanhado por sintomas desagradáveis como dor intensa no baixo ventre, retenção de urina, relações sexuais dolorosas, prisão de ventre entre outros. Outros sintomas relacionados ao excesso de testosterona são o aumento do peso, resistência a insulina, aumento do pelo e acnes.
Os sintomas variam segundo o grau da doença e seu diagnostico se confirmará a partir do exame de sangue. A doença também está ligada à resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal, muito médicos não levam isso em consideração e muitas mulheres acabam sendo diagnosticadas portadoras da doença, sendo que muitas vezes (na maioria) não é o caso.
Os ovários estão ligados a energia criativa da mulher e como ela a manifesta no mundo externo. Um desequilíbrio nessa área nos convida a perceber como esta energia está fluindo em nossa vida.
Uma mudança na dieta é importante para eliminar os cistos. Consumir mais vegetais cus, fibras, azeite de oliva, nozes e peixes, e eliminar tudo o que contenha gordura trans e soja transgênica, sobretudo devido a alta quantidade de fitoestrogênio que tem a soja.
Praticar meditações uterinas, para fortalecimento e cura do útero e dança do ventre, ajudam a chamar a consciência para eliminar dos ovários tudo que ocasiona o desequilíbrio, estes são exercícios fundamentais para ajudar a dissolver os cistos e conectar com o feminino, lembrando que os ovários policísticos são apresentados em mulheres com alto nível de hormônios masculinos (testosterona).
Como tratar Ovário Policístico naturalmente
Alimentação
- Alimentos ricos em Omega 3
- Dieta Low Carb
- Alimentos ricos em ferro
- Sementes de Linhaça
Ervas que ajudam a aliviar a dor
- Camomila
- Melissa
- Orégano
- Gengibre
Ervas que ajudam no equilíbrio hormonal
- Hortelã: ajuda a diminuir o nível de testosterona.
- Manjericão: possui propriedade anti-androgênica e reduz os sintomas da SOP.
- Folha de amora: ajuda a equilibrar os hormônios estrogênio e progesterona.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Aprofunde o seu conhecimento nas Ervas e seu uso na Ginecologia Natural, aprenda sobre as causas emocionais de cada doença e tratamentos naturais, conteúdo de fácil entendimento e absorção. Conheça o Mulher Medicina – O Guia Prático das Ervas na Ginecologia Natural 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.