Roda do Ano – Sabbat Samhain

Samhain, o mais importante dos oito Sabbats celta, marcando o inicio do Ano Novo celta e o terceiro e ultimo festival da colheita. Nesta noite, celebra-se a Deusa em sua face escura, como a Anciã, a senhora da morte e da sabedoria, buscando-se o contato com os espíritos familiares falecidos e os ancestrais.

  • Hemisfério norte: 31 de Outubro -> 1 de Novembro
  • Hemisfério sul: 30 de Abril -> 1 de Maio
  • Cores: Preto, cinza e laranja

Samhain  significa “Sem Luz”, pois, nessa noite, o Deus morreu e mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução.

Essa é a noite em que a barreira entre nosso mundo e o mundo dos espíritos fica mais fina. É o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral.

É neste período que a Deusa Cailleach, Rainha do Inverno, se faz presente. Representada como uma velha mulher, a Deusa Cailleach também representa o momento em que a terra começa a morrer, dando lugar ao frio e a escuridão.

Ritual

Cada ritual de Samhain é feito com a intenção de deixar para trás o que foi ruim durante o ano e atrair boas energias para o ano que se inicia.

Material

  • 2 pedaços de papel em branco;
  • 1 lápis;
  • Folhas de louro;
  • 2 recipientes para queimar os papéis 

Procure um lugar reservado de preferência em contato com a natureza, faça um breve meditação para silenciar a mente e entrar em contato com a energia mais sutil para realizar o ritual.

Em um dos pedaços de papel você escreve tudo aquilo que você não quer mais na sua vida, padrões que te impedem de crescer e evoluir, doenças, traumas, sentimentos negativos e etc.

No segundo papel você escreve tudo aquilo de positivo que deseja atrair para sua vida, saúde, prosperidade, amor, abundância e etc.

Primeiramente você irá queimar o papel com tudo o que deseja eliminar da sua vida, coloque no recipiente e a medida que o papel vai queimando vá mentalizando a transmutação dos seus pedidos pelo fogo sagrado. Aguarde até que tudo seja queimado.

Agora é hora de queimar o papel com os pedidos que deseja atrair para sua vida, junte com as folhas de louro e deixe queimar, enquanto vai queimando, mentalize o fogo sagrado trazendo todas essa energia positiva para sua vida. A fumaça que sai, oriunda das folhas de louro, simboliza seus pedidos sendo levados em direção a Deusa.

Ao finalizar faça uma oração de agradecimento. Junte tudo e jogue no lixo comum.

É importante frisar que JAMAIS devemos interferir no livre-arbítrio alheio, por isso muita ATENÇÃO ao fazer seus pedidos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top