Existem alguns tipos de doenças que são tipicamente das mulheres e merecem uma atenção especial. A doença não é um sinal de fraqueza, mas sim um alerta da nossa alma para algo que precisamos mudar, reconhecer e curar.
Mais comumente causada pelo fungo Candida Albicans a candidíase é uma doença encontrada tanto em homens como em mulheres. É um fungo que normalmente vive em harmonia conosco em nossas entranhas. Mas, quando o ambiente interno muda, como depois de um estresse prolongado, a sobrevivência do fungo é ameaçada e, como resposta, ele produz esporos que levam aos sintomas que relacionamos à cândida.
É mais comum entre as mulheres pelo ambiente interno úmido e quente da vagina, fatores que ajudam o fungo a se propagar mais rápido.
Quando a acidez se altera, permite ao fungo se reproduzir, causando a infecção. Todas as mulheres são vulneráveis a este fungo em algum ou em vários momentos da vida. É importante tratá-los a tempo para evitar sua expansão e os incômodos que vão desde a inflamação das vias urinárias à uma forte dor abdominal.
Os carboidratos propiciam o crescimento do fungo da candidíase vaginal de suas formas. A primeira é através da alteração do pH, que se torna mais ácido. Além disso, a glicose também serve como alimento para esse fungo, portanto quando em excesso no sangue, pode ajudar no crescimento da candidíase.
Por isso diabéticos também podem apresentar mais crises recorrentes de cândida.
Os principais sintomas são:
- Fluxo vaginal anormal ( muito abundante, de cor branca e espessura leitosa)
- Enrijecimento da vulva com ardência.
- Coceira.
- Relações sexuais com penetração podem ser dolorosas, assim como urinar pode causar dores também.
O sentido biológico das cândidas, o para que da sua presença, é limpar o excesso de células mortas na vagina. A vagina está relacionada com o contato, e se a “qualidade” do contato não é a esperada poderá resultar em conflitos de frustração sexual:
- Contato sexual em excesso, a mulher se sente obrigada a estar disponível sexualmente o tempo todo.
- Luto simbólico pelo fim de um relacionamento ou luto real pela morte física do parceiro (falta de contato).
- Relações sexuais que não são da maneira desejada, independentemente do contato físico, se o contato não acontece no nível afetivo, gera na mulher uma sensação de frustração sexual.
É importante ter presente, que cada mulher atribui à frustração sexual um significado pessoal e único. Esta sensação está ligada principalmente a como ela vivencia sua sexualidade.
Durante muito tempo as mulheres carregaram a herança ancestral de pactos de silencio quando o assunto era a sexualidade. Porém, essa realidade está mudando e para reforçar cada vez mais essa mudança de paradigma devemos expressar nossas emoções e nossos desejos. Sem esquecer que a coerência dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes é a chave para ter relacionamentos saudáveis e empoderadores.
Tratamentos Naturais
Alho: inserir um dente de alho mais profundo possível dentro da vagina antes de dormir. Pela manhã retira-lo e descartar. O tratamento deve durar 7 noites seguidas. O alho possui propriedade antifúngica e antibactericida.
Iogurte Natural que contenha lactobacilos ou Kefir: Passar o iogurte ou Kefir na vulva, antes de dormir. Isso irá ajudar a restaurar a flora vaginal e equilibra-la. Na manhã seguinte lavar somente com água. Este tratamento deve durar 7 noites.
Para a coceira usar óleo de côco ou alho macerado com água para lavar.
Dentre outras formas de amenizar a coceira vaginal, lavar a região com água morna e vinagre de maçã é uma das opções mais indicadas, pois este último ajuda a regularizar o pH vaginal e diminuir o desenvolvimento descontrolado de fungos.
Banho de assento frio ou temperatura ambiente com barbatimão, calêndula ou vinagre de maçã, ajudam a reequilibrar o pH vaginal e a flora vaginal, pois possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
A alimentação é um ponto muito importante no tratamento, portanto evite açúcar, carboidrato e gorduras, esses componentes alteram o pH da vagina de modo a favorecer a proliferação dos fungos.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Aprofunde o seu conhecimento nas Ervas e seu uso na Ginecologia Natural, aprenda sobre as causas emocionais de cada doença e tratamentos naturais, conteúdo de fácil entendimento e absorção. Conheça o Mulher Medicina – O Guia Prático das Ervas na Ginecologia Natural 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.