O coletor menstrual, famoso copinho é uma alternativa natural e agradável ao ambiente para coletar o sangue menstruação. Cada mulher descarta em torno de 4000 absorventes ao longo da vida. Este número pode aumentar dependendo da mulher e eles demoram em torno de 100 anos para se decompor. Muito impacto no meio ambiente, não?!
Falar sobre menstruação ainda é tabu na nossa sociedade. O sangue feminino ainda é considerado sujo e impuro, inclusive por muitas mulheres. Desde a nossa primeira menstruação não nos foi ensinado que o sangue que sai de nós é o sangue da vida, da criação divina.
O coletor menstrual além de ser super ecológico, Pachamama agradece, ajuda também a fortalecer a conexão com o sangue. Com ele fica mais fácil sentir o cheiro real, a textura, ver a cor e plantar a lua.
Vantagens de usar o coletor menstrual
- Sustentabilidade: ajuda a deixar o meio ambiente mais saudável, inclusive a longo prazo.
- Economia pessoal: um coletor menstrual custa em média 80 reais, muito superior à média de 5 reais dos absorventes externos. Ou seja, em 10 anos seu gasto com absorventes externos será de aproximadamente 1.500 reais. Enquanto com o coletor o gasto é em média 80 reais.
- Menor risco de infecções bacterianas: Por ser utilizado dentro do canal vaginal, as bactérias que se proliferam na região íntima, por causa da umidade do sangue e o contato com toda a área púbica, são evitadas.
- Autconhecimento: o contato direto com o sangue nos leva a perceber que ele não tem cheiro. A quantidade real que sangramos mensalmente é bem menor do que imaginamos. Os absorventes comuns possui uma substância chamada Dioxina, que além de ser tóxica e relacionada a casos de câncer e choque tóxico, aumenta o sangramento. Sim, isto é o capitalismo fazendo você consumir mais absorventes.
- Maior conforto: menos risco de vazamentos, maior segurança na prática de esportes e maior conforto para dormir.
Todas podem usar?
Mulheres que usam DIU podem usar sem problema algum. Mulheres no pós parto também podem usar, porém não é recomendável imediatamente logo após o parto, por casa do pontos e etc, mas alguns dias depois já é tranquilo.
Meninas virgens podem usar o coletor? Não há nenhuma contraindicação, porém ele pode arrebentar o hímen, necessariamente não quer dizer que perdeu a virgindade, afinal de contas para se perder a virgindade é necessário ter relação sexual. Fica a critério de cada mocinha.
Tamanhos
A escolha do tamanho é fundamental no processo de adaptação com o produto. Afinal, ele se trata de uma peça de uso íntimo, logo, não possui trocas após a abertura da embalagem.
No momento de escolher o tamanho do coletor menstrual, é necessário levar em consideração a faixa etária e também o histórico gestacional da mulher.
A sugestão de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico (músculos, fáscias e ligamentos que sustentam os órgãos da cavidade pélvica) que, devido a idade e gestações, perde a sua elasticidade. Isso não é uma regra, afinal existem casos em que o organismo reage diferente com a idade ou com a gestação.
Como limpar o coletor menstrual?
Na primeira utilização, antes de cada ciclo e também no final, deve-se esterilizar o coletor menstrual, para garantir uma limpeza mais profunda e a eliminação de micro-organismos. A esterilização pode ser feita na panela, de acordo com as recomendações:
- Numa panela só para o coletor de ágata esmaltada, vidro ou inox, deve colocar o coletor e adicionar água até o cobrir completamente;
- Ligar o fogo e esperar que a água ferva;
- Depois de levantar fervura, deixar por mais 4 a 5 minutos e retirar do fogo;
- No final desse tempo, deve retirar o coletor menstrual e lavar a panela com água e sabão.
Como colocar o coletor menstrual?
Assim como o absorvente interno, o coletor menstrual é apenas indicado durante a menstruação. Para colocar basta:
- Sentar no vaso com as pernas bem abertas;
- Dobrar o coletor como demonstrado na embalagem e na figura a seguir;
- Introduzir o coletor dobrado na vagina, mas não precisa ser no fundo da vagina, porque a sua pontinha pode ficar para fora;
- Rode o coletor para se certificar de que ele está perfeitamente encaixado, sem dobras. Mas você também pode afastar a parede da vagina com um dedo e passar o dedo indicador em toda sua volta para isso.
Como tirar o coletor menstrual?
Muitas mulheres ficam receosas de não conseguirem retirar o coletor, mas não é tão difícil assim. A cada 8 ou 12 horas, o coletor menstrual deve ser retirado da seguinte forma:
- Sentar no vaso sanitário, fazer xixi, secar a vulva e depois abrir bem as pernas;
- Inserir o dedo indicador pelo ladinho, entre o coletor e a parede vaginal, para retirar o vácuo, facilitando sua retirada;
- Puxe a parte final ou haste do coletor, até que ele saia da vagina;
- Lave o coletor com água abundante e sabão neutro, secando no fim com papel higiênico. Se estiver num banheiro público, pode usar apenas uma garrafinha de água e secar com papel higiênico.
O ato de procurar um coletor e a forma mais agradável de introduzi-lo já é um exercício de autoconhecimento. Somente experimentando e se descobrindo que você vai saber qual usar e como introduzir da melhor forma. Vagina é igual nariz, cada mulher tem a sua e como fazer da maneira mais confortável, só você que sabe.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Por isso, oferecemos soluções de fácil entendimento e absorção para que você mulher possa estar plena todos os dias. Conheça o Despertar da Curandeira de Si – Faça as pazes com seu Ciclo Menstrual 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.