É tradição ancestral relacionar o ciclo feminino com as fases da Lua, mais do que isso, relacionar todos os ciclos da vida com as fases lunares, colheita, plantio, fertilização, passagem do tempo, rituais de passagem, etc.
A Lua exerce forte influência sobre as marés, sobre as plantas, sobre o clima, o comportamento dos animais, e o que muito se comenta sobre nosso corpo que é principalmente composto de água, mas também tal qual a toda a forma de vida, quando alinhada à natureza, acaba por entrar em ritmo, tudo na natureza é cíclico, assim como nós, e nossa vida.
A sintonia dos nossos ciclos, ainda tende a acompanhar a lua, seja em consonância, férteis na lua cheia e sangrando na lua nova, ou expressando a energia oposta. São os chamados Ciclos da Lua Branca e da Lua Vermelha.
Ao longo da vida oscilamos entre os dois. Passeando de um ponto ao outro dependendo de como estamos com nossa energia: se mais “maternas” e concordantes com expectativas tradicionais de gênero sobre a passividade e acolhimento femininos (características muito louvadas em nós pela sociedade patriarcal). Se estamos indo contra a correnteza, tentando criar um novo caminho, testando novas águas solitárias, nos colocando à margem dos papéis prontos e sendo imprevisíveis, amazonas, misteriosas e indomáveis.
O que significa Lua Branca e Lua Vermelha?
A mulher pertencente ao Ciclo da Lua Branca é a mulher que tem seu ciclo reprodutivo quase que idêntico às fases lunares, ou seja, tem seu período de ovulação e fertilidade na Lua Cheia e seu período lúteo (menstrual) na Lua Nova ou nos 3 dias que a precedem, sendo estes três dias chamados de fase da Lua Negra, pois não há visibilidade alguma no céu, é um período de encerramento, morte. Como o auge da fertilidade ocorre durante a lua cheia, esse tipo de mulher tem melhores condições energéticas para expressar suas energias criativas e nutridoras por meio da procriação.
Já a mulher pertencente ao Ciclo da Lua Vermelha é a mulher que possui o ciclo ao inverso das fases lunares, sendo assim, a mulher tem a sua menstruação na Lua Cheia e a sua fertilidade se dá na fase escura da lua (Lua Negra ou Lua Nova). Como o auge da fertilidade ocorre durante a fase escura da lua, há um desvio das energias criativas, que são direcionadas ao desenvolvimento interior, em vez do mundo material. Diferente do tipo Lua Branca, que é considerada a boa mãe, a mulher do Ciclo Lua Vermelha é bruxa, maga ou feiticeira, que sabe usar sua energia sexual para fins mágicos e não somente procriativos.
Ambos os ciclos são expressões da energia feminina, nenhum deles sendo melhor ou mais correto que o outro. Ao longo de sua vida, a mulher vai oscilar entre os ciclos Branco e Vermelho, em função de seus objetivos, de suas emoções e ambições ou das circunstâncias ambientais e existenciais. Se você não está menstruando nem na lua nova nem na cheia exatamente, é porque seu ciclo está oscilando rumo a uma direção ou outra. Fique atenta para acompanhar para onde ele aponta.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Por isso, oferecemos soluções de fácil entendimento e absorção para que você mulher possa estar plena todos os dias. Conheça o Despertar da Curandeira de Si – Faça as pazes com seu Ciclo Menstrual 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.