Plantar a Lua

Nosso sangue é nossa água sagrada. Atualmente buscamos resgatar uma tradição antiga, que hoje conhecemos como plantar a lua. Antigamente mulheres se juntavam nas tendas vermelhas para honrar o momento sagrado da menstruação. As mais velhas passavam seus conhecimentos para as mais novas, e assim, juntas honravam seu sangue sentadas diretamente na terra, deixando-o escorrer ali mesmo.

Infelizmente esse costume já não faz parte da vida de muitas mulheres. Em meio a correria do dia-a-dia acabamos nos esquecendo, e de fato nossas ancestrais não levaram esse costume adiante dentro do patriarcado.

Plantar seu sangue é uma forma de agradecimento à Mãe Terra, assim fertilizamos o solo novamente e nos abrimos para aprender cada vez mais com a Grande Mãe. Ao devolvermos nosso sangue para a Terra nos reconectamos com nossas raízes, com o Sagrado em nós, honramos nossas ancestrais e reconhecemos que nosso sangue é vida. Cada mulher pode desenvolver seu ritual individual, fazê-lo com respeito e muita reverência a Mãe Terra.

Como Plantar a Lua?

O ideal é ter um jarro consagrado no seu altar pessoal da Deusa para a colheita do sangue. Mas caso não tenha, designe uma vasilha somente para este fim. Para quem usa absorventes ecológicos, basta deixá-los de molho em água sem nenhum outro produto para que solte o sangue, essa água será distribuída nas plantas.

Para quem usa o coletor menstrual, basta virar o sangue coletado no jarro com a água e distribuir nas plantas. As mulheres que usam absorventes comuns, podem fazer a coleta do sangue enquanto estão no banho ou quando sentirem que vai descer “coágulo” de sangue.

A mistura do sangue com a água é importante, porque este é o único elemento que conserva o sangue e o protege. O sangue por si só já traz uma força e uma energia de vida e morte intensa, podendo sufocar a planta dependendo da sensibilidade dela.

Em qual plantar colocar o sangue?

Algumas mulheres escolhem plantas ligadas ao feminino como:

  • Artemísia
  • Rosa branca
  • Rosa Vermelha
  • Camomila
  • Flores em geral

Mas você pode oferta-lo na planta de sua preferência. Você pode variar a planta de mês para mês se quiser. Pessoalmente sinto que colando sempre na mesma planta um elo forte é criado entre a mulher a planta receptora.

As mulheres que estão na menopausa e desejam fazer uma oferenda à Terra, podem ofertar um pouco de vinho tinto com água. Já as meninas que ainda não tiveram sua primeira menstruação podem ofertar água de rosas brancas. Nestes casos o ritual é feito na Lua Nova.

Sangrar diretamente na terra é o mais recomendado, ali com o sangue escorrendo a conexão fica ainda mais forte.

É importante que esse ritual seja feito com todo o respeito e silêncio. Procure observar seu ritmo interno e fortalecer essa conexão com a Mãe Terra. Ouça sua voz interna e deixe que ela te mostre o que dentro de você deve morrer neste ciclo para algo novo renascer.

Benefícios do Plantar a Lua

Muitos desequilíbrios físicos podem ser evitados e sanados através desta prática:

 

Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável.

Scroll to Top