Essa data marca, na Roda do Ano, o Solstício de Inverno, a data em que o período do dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê. É importante notar que no hemisfério norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.
- Hemisfério norte: 21 ou 22 de Dezembro
- Hemisfério sul: 21 de Junho
- Cores: Vermelho, verde, dourado e branco
Yule é considerado o retorno da luz. Uma vez que tudo ficou escuro com a morte do Deus em Samhain, o renascimento do Deus Sol em Yule é o sinal de que em breve o inverno irá embora e de que uma nova fase de alegrias está se aproximando novamente: a primavera!
Para os celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera.
É um momento de renascimento, nos preparamos para finalizar o inverno e em breve sentirmos o calorzinho da primeira, a Deusa não está parindo somente o Deus, mas sim à todos nós.
Banho de ervas que ajuda no renascimento da alma
- Alecrim
- Hibisco
- Cedro
- Louro
Ferver todas as ervas secas ou frescas juntas e tomar o banho na noite de Yule pedindo pelo renascimento do espírito. O ideal é tomar o banho após o banho comum e antes de dormir, em descanso o banho terá mais abertura e tempo para reagir em nossos corpos.
Blessed be!