O rebozo é um acessório milenar de origem mexicana. Surgiu pelas mãos da parteira Naoli Vinaver e aos poucos foi sendo difundido para outros países, inclusive no Brasil. Ele é uma espécie de xale ou um pedaço de tecido grande utilizado no auxilio ao parto, mas na Ginecologia Natural seu uso é voltado para outros fins.
Durante a gestação, o rebozo pode ser usado para massagear a gestante e assim aliviar as dores lombares. Já no parto, ele é muito utilizado para reduzir as dores das contrações. Normalmente, é manuseado pela Doula para acalentar a mulher e pelas parteiras para posicionarem o bebê dentro do útero.
“Peça de vestuário símbolo da cultura mexicana, o rebozo rodou o mundo associado à figura de Frida Kahlo, que usava o tradicional traje enrolado sobre os ombros como uma declaração política de solidariedade aos trabalhadores de seu país. Em castelhano, a palavra rebozo vem do verbo rebozar, cobrir-se. Presente na cultura mexicana desde o século XVII, o xale tecido com técnicas tradicionais indígenas incorporou-se à vida contemporânea: a maioria das mexicanas possui pelo menos um.“ – Luciana Benatti e Luciana Carvalho
Este acessório é conhecido principalmente no mundo do parto humanizado, tendo incríveis funções na Ginecologia Natural. Os movimentos realizados através dessa técnica levam a mulher a se conscientizar mais do seu corpo. A região do ventre não representa absolutamente nada para algumas mulheres, no entanto, é esta a região mais poderosa do nosso corpo. Ela é a morada do nosso útero sagrado e localização do chakra umbilical, onde nossa criatividade e energia sexual se concentram.
Essa técnica é muito utilizada para ativar a energia do útero, acordando memórias e despertando a sexualidade. Através dos movimentos, o chakra umbilical é estimulado, aumentando o fluxo de energia da região. Esta energia traz benefícios como, por exemplo:
- Alivio das cólicas menstruais
- Aumento da libido
- Alivio nos sintomas da menopausa
- Alivio nas dores das costas
- Relaxamento
- Alivio de dores de cabeça
Na técnica da rebozo é possível acrescentar ervas, aromas e música, aprofundando ainda mais no processo de cura.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Aprofunde o seu conhecimento nas Ervas e seu uso na Ginecologia Natural, conteúdo de fácil entendimento e absorção. Conheça a Formação em Ginecologia Natural 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.