A TPM que eu gosto de chamar de Tempo Para Mim, é o período que antecede a menstruação da mulher. É muito comum sentirmos vários desconfortos neste período, devido a mudança hormonal que ocorre em nosso organismo. Nesta fase se o ovulo não foi fecundado por um espermatozoide, a superfície do endométrio já não é mais necessária, e assim se prepara para ser eliminada. A diminuição dos níveis de estrogênio nesses períodos nos deixam mais emotivas, choronas e a beira de um ataque de nervos.
Além das mudanças hormonais que acontecem neste período é importante para a mulher compreender que a TPM não é uma fase ruim, ela pode ser desconfortável, mas é fundamental para o nosso autoconhecimento. A TPM é uma forma da mulher mostrar seu lado inconsciente. Durante a TPM temos o costume de dizer que não estamos sendo nós mesmas, mas na realidade é exatamente o contrário. Algum dos nossos “Eu´s” verdadeiros estão se manifestando, principalmente neste momento nossa consciência é reprimida e nosso inconsciente é liberado.
TPM como ferramenta de Autoconhecimento
Uma importante dica para esta época é que o nosso inimigo não está do lado de fora, mas dentro de nós. Digo isso porque temos a forte tendência de atacar as pessoas que querem nos ajudar. A TPM não é nossa inimiga, mas sim nossa aliada. Esta é a fase da Deusa Feiticeira. Momento de nos recolhermos do mundo externo e olhar para dentro com um olhar clinico. Nosso corpo está nos proporcionando neste momento uma oportunidade de trazer para consciência vários medos, traumas, facetas do nosso feminino que estão em desequilíbrio, mas não para nos punir e sim para nos curarmos. Os sintomas da TPM entram porque não aceitamos nossas sombras, pois estamos rejeitando uma parte de nós mesmas.
Pois preste atenção naquilo que a incomoda nesse período do ciclo e reflita: talvez nesse momento você se dê ao direito de assumir para si mesma e para os outros as coisas que lhe deixam insatisfeita e que se força a aguentar ao longo do mês.
Assim que ocorre a mudança de comportamento os nossos hormônios irão agir a nosso favor, portanto é gratificante saber que o mal estar nesse período é reflexo de situações mal resolvidas no coração que aparecem em forma de sintomas como agressividade, choro, e desabafos em abundância.
O desafio para você mulher que está lendo este post é passar a observar a sua TPM com cautela, pare e reflita o que realmente está te deixando estressada naquele momento, o que a está deixando triste ou irritada entre outras coisas. Reflita sinceramente sobre isso e a resposta chegará, o desejo da cura é que moverá este processo.
“A mulher, por natureza, possui o privilégio de um ciclo que lhe traz às suas mãos todo o mal de seu coração para ser resolvido. Todo mês, por muitos anos ,de sua vida, ela terá a oportunidade de se encontrar consigo mesma e corrigir sua linha comportamental, para, assim, libertar-se de doenças e infelicidade.” Cristina Cairo.
Dicas naturais para aliviar os sintomas da TPM
Alimentação
- Baixar o consumo de sal, açúcar e farinhas refinadas.
- Eliminar da dieta carnes vermelhas, frituras e laticínios para desintoxicar o corpo.
- Incorporar na dieta alimentos ricos em vitaminas A e B que ajudam a equilibrar e reforçar todo nosso metabolismo.
- Incorporar também alimentos ricos em minerais como cálcio, magnésio, iodo, ferro, zinco e potássio.
Chá de camomila
Ingredientes
- 1 colher de chá da folha triturada.
- 1 xícara de chá de água
Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 05 minutos. Desligue, abafe e coe. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, beba o chá. Beba 3 xícaras por dia.
Cuidar de si e se conhecer como um todo é um carinho inestimável. Por isso, oferecemos soluções de fácil entendimento e absorção para que você mulher possa estar plena todos os dias. Conheça o Despertar da Curandeira de Si – Faça as pazes com seu Ciclo Menstrual 100% online oferecido por Curandeiras de Si e Carolina Lana, terapeuta formada em Ginecologia Natural – uma das uma das maiores autoridades no assunto.